Segundo Fichamento

                                                   
ALMEIDA. M. Gestão de Tecnologias na Escola, Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” Programa Salto para o futuro, setembro de 2002. 
Disponível em:< http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view. phpd =1135> .


Resumo:

Almeida (2002) faz uma abordagem acerca da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, no ambiente escolar. Explica que no contexto educacional, ainda não está totalmente integrada às atividades de sala de aula e sim em sua maioria, atividades extraclasse. Estas são desenvolvidas por professores e apoiadas pelos encarregados da coordenação e outros professores no laboratório de informática, de forma que levem à compreensão.
As TICs contribuem para expandir o acesso à informação e promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação e com isso redimensionar o espaço educacional de forma aberta e flexível, proporcionando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo. A fim de que se efetive a implantação das TICs nas escolas, o Proinfo desenvolve um projeto em parceria com universidades para a capacitação de gestores na modalidade semipresencial.

2) Citações principais do texto:

“Visando preparar professores para a inserção das TIC na prática pedagógica, a Secretaria de Educação a Distância –SEED do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação - (ProInfo), desenvolve um amplo programa de formação baseado em concepções sócio-construtivistas de ensino, aprendizagem e conhecimento, que englobam cursos, presenciais e a distância, de especialização lato sensu e formação continuada para preparar professores-multiplicadores, que assumem a formação de professores das escolas (...)” (ALMEIDA, 2002, p.03).

“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior freqüência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula. As mudanças se estendem aos diferentes aspectos envolvidos com a gestão do espaço e do tempo escolar, com a esfera administrativa e pedagógica. Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem(...)” (ALMEIDA, 2002, p. 04).
A par disso, observa-se a disponibilidade de ambientes virtuais para a formação e a criação de comunidades colaborativas que apresentam um forte potencial para aglutinar recursos tecnológicos, especialistas, formadores e educadores em torno de atividades que permitam trilhar novos caminhos na formação continuada a distância, baseada em um trabalho contextualizado na realidade da escola, sem afastar de seu contexto de atuação o educador em formação (...)” (ALMEIDA, 2002, p.05-06).
“Assim, gestores escolares terão informações disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de solução por meio do diálogo; selecionar e articular informações que tragam subsídios à tomada de decisões; acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a adquirir uma visão do todo da escola; identificar e incentivar as ações inovadoras e criar uma rede de comunicação que possa favorecer a constituição da escola como uma comunidade de aprendizagem (...)” (ALMEIDA, 2002, p. 07).
“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida (...) (ALMEIDA, 2002, p.09-10)

3) Comentários (parecer e crítica):

Conforme a autora, e baseando-se na realidade atual do Ensino Público no Distrito Federal, entende-se que a implantação das TICs nas escolas públicas que inicialmente objetivou informatizar atividades administrativas, agora é uma realidade que ultrapassa esses limites e permeia todo o ambiente escolar envolvendo alunos, professores e servidores e modificando os métodos de ensinar.
Nota-se que a concretização das tecnologias da informação, para que seja efetiva, os gestores educacionais têm participado de formação continuada a fim de aprimorar os conhecimentos e aplicá-los da melhor forma e aprimorar as práticas pedagógicas entre seus colaboradores nas instituições escolares.
Os benefícios da utilização das TICs nas escolas são grandes, vão desde registrar, atualizar, acompanhar instantaneamente as documentações à criação de sistemas que envolvam a participação da comunidade interna e externamente com critérios democráticos e participativos favorecendo a troca de experiências e informação.

4) Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

Diante disso, alguns questionamentos podem ser levantados. Um dos que mais preocupam são os investimentos educacionais escassos que apresentam falhas quando implantados tanto no que se refere aos equipamentos que não são de boa qualidade quanto à eficácia destes no ambiente escolar de modo funcional como, por exemplo, utilizar um diário eletrônico.
Outro ponto importante é a situação do uso da internet e do Wireless que muitas vezes não atende as necessidades de educadores e educandos, com baixo sinal e sobrecarga na rede impossibilitando a dinamicidade das aulas. É preciso haver entre escola e Governo, uma parceria no desenvolvimento e implantação das TICs nas escolas públicas, assim, muitas dificuldades apresentadas em várias instituições poderão ser sanadas.

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