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Sugestão de Integração e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Gestão do Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas 
Introdução

Vivenciamos atualmente, uma revolução tecnológica crescente em todo o mundo e assim, nas escolas também não poderia ser diferente. Celulares, computadores, Tablets, data-show, internet são realidades que mudaram a vida das pessoas e possibilitam diminuir as distâncias entre as pessoas por meio das conexões de acesso rápido à informação.
Diante disso, esse projeto foi concebido com a finalidade de ampliar o processo gradual de implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – na instituição educacional Centro de Ensino médio 111 do Recanto das Emas – CEM 111 – escola que já possui equipamentos de nível regular a bom, entretanto, carece de maior aquisição de máquinas para que possa atender aos professores, alunos, direção e secretaria.
Para o trabalho desenvolvido na Secretaria Escolar, a disponibilização das informações digitalizadas é de fundamental importância para a agilidade no atendimento aos pais no que diz respeito à situação escolar dos alunos e ainda a própria organização interna que além de facilitar o trabalho dos secretários, o torna mais rápido.
Para os professores, é um recurso promissor para suas aulas, o grande desafio e desejo de todos é que tenhamos salas multimídia cada uma com data-show, já que quase cem por cento dos professores da escola possuem notebook e tablet. No CEM 111, existem apenas três data-show, alguns professores, por iniciativa própria compraram os seus e as salas de coordenação e dos professores ainda não têm instalações suficientes para ligação dos equipamentos.
A biblioteca da escola recentemente passou por uma reforma e todas as prateleiras foram substituídas por armários planejados em MDF o que aumentou o espaço físico do ambiente. Entretanto, o número de computadores disponíveis são apenas quatro e estão obsoletos, lentos e com muitos vírus. Há constantes reclamações por parte dos alunos a respeito disso.  Pretende-se realizar a troca desses equipamentos, ampliar a quantidade de máquinas na biblioteca e oferecer aos estudantes melhores oportunidades quanto ao acesso e pesquisa de trabalhos escolares.
Existe ainda um laboratório de informática com aproximadamente trinta computadores e uma impressora. Atualmente o laboratório não é muito utilizado, os equipamentos estão em bom estado de conservação, porém, não há um professor que possa ser disponibilizado para permanecer os três turnos auxiliando as atividades dos alunos. Por esse motivo, o laboratório de informática permanece fechado e somente é utilizado, quando algum professor necessita realizar alguma atividade diferenciada dentro de sua disciplina.
A proposta para o laboratório seria a atualização dos programas disponíveis, para facilitar o acesso dos estudantes e professores – foi instalado o Linux e a grande maioria dos alunos e servidores têm preferência pelo Windows – ainda disponibilizar um professor de informática para auxiliar todos os usuários na utilização e como são muitas máquinas, promover cursos de capacitação e de formação continuada a todos.
Almeida (2002) faz uma abordagem acerca da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, no ambiente escolar. Explica que no contexto educacional, ainda não está totalmente integrada às atividades de sala de aula e sim em sua maioria, atividades extraclasse. Estas são desenvolvidas por professores e apoiadas pelos encarregados da coordenação e outros professores no laboratório de informática, de forma que levem à compreensão.
As TIC contribuem para expandir o acesso à informação e promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação e com isso redimensionar o espaço educacional de forma aberta e flexível, proporcionando a gestão participativa, o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo. A fim de que se efetive a implantação das TIC nas escolas, o Proinfo desenvolve um projeto em parceria com universidades para a capacitação de gestores na modalidade semipresencial.
Sabemos que esta é apenas uma das realidades educacionais do Distrito Federal, que com o passar dos anos, modificou-se gradualmente, seja por meio dos avanços tecnológicos ou por meio da formação continuada dos profissionais da educação. É de grande importância a valorização destes, desde a base que são os professores, aos gestores que gerenciarão toda a rede. Por isso a reflexão sobre o papel do gestor deve ter grande relevância dentro desse contexto. E isso poderá contribuir para a efetivação do presente projeto.
Nessa perspectiva, nota-se que as mudanças nas práticas de gestão escolar estão cada vez mais presentes e as discussões acerca da democratização da gestão é bem complexa, visto que depende muito de políticas públicas educacionais que concretizem efetivamente os interesses coletivos o que muitas vezes não acontece.
Não se pretende definir uma única postura, entretanto, adequar as práticas exercidas no ambiente escolar às teorias adquiridas nos processos de formação. Todos deverão participar com propostas e ações efetivas para que os frutos desse trabalho sejam alcançados plenamente.
A postura dos gestores deve partir da presença efetiva nas instituições, ter comprometimento com as questões pedagógicas, ter responsabilidade com a qualidade da educação pública, contribuir com a preparação para enfrentar os conflitos educacionais, ser independente frente ao sistema, ter autonomia para criar e inovar.
Inúmeras funções poderão ser atribuídas aos alunos, tais como registro, acesso, manipulação de informações, atividades com experimentos e comunicação via e-mail e internet. Concretização do trabalho por meio do domínio de conceitos e práticas tecnológicas por parte do professor. O grande desafio para a gestão escolar é saber como a equipe da direção e da coordenação pedagógica podem tornar a tecnologia uma aliada da educação.
É necessário desfazer a confusão existente entre conhecimento, dado, e informação, uma vez que geram gastos em projetos e podem não ser adequados a uma determinada instituição, por isso o sucesso ou fracasso organizacional depende da forma pela qual destinamos cada um deles. Na prática, em uma escola, são os dados registrados no sistema, que muitas vezes por si só, não seriam capazes de exprimir os meios utilizados para se chegar àquele fim. Exemplo: a nota de dois alunos, o primeiro com nota acima da média e o segundo com nota baixa. Os dados serão lançados, entretanto, não se pode revelar os aspectos que os levaram a ter essas notas.
Todas essas posturas devem ser compatíveis com o processo de democratização da gestão escolar e para isso o profissional deverá se ater em todos os objetivos que devem ser galgados na centralidade e na neutralidade.
Portanto, com a democratização da gestão, espera-se que as posturas dos diretores que assumirão esses cargos sejam profissionais e comprometidas com as questões escolares. Evidentemente, não se pretende afirmar que a escolha direta dos dirigentes seja determinante nesse processo, mas auxilia muito na mudança do cotidiano prático da gestão escolar, já que o principal fator determinante será a forma como esse gestor atuará desde as distribuições dos recursos a serem geridos até a gerência das questões pedagógicas de sua escola.

Justificativa

Esse projeto justifica-se pela necessidade de organização e utilização das TIC no Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas, visto que já existe a implantação, entretanto, há certa desorganização e uma necessidade de ampliar esses usos a todos os envolvidos no processo educacional dessa escola. Além disso, existe ainda uma falta de estrutura física nas salas de aula, sala dos professores, biblioteca, direção e setor administrativo da escola. Será necessário ampliar esses espaços e suprir com instalações para a utilização de computadores, além de melhorar o fornecimento da internet e do wireless.
Objetivos
Como a escola já está informatizada pretende-se aperfeiçoar a utilização das TIC de maneira homogênea na qual todos os envolvidos no processo possam contribuir de maneira significativa. A ideia é envolver desde o diretor aos auxiliares da manutenção escolar, alunos, professores e comunidade, para que a as trocas de informação, atualizações cadastrais e acesso à internet sejam efetivamente realizados com sucesso.

Proposições (pontos mencionados)
Algumas considerações devem ser feitas acerca das pretensões desse trabalho. Algumas citações corroboram com as proposições desse projeto:
“(...) A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula.” (ALMEIDA, 2002).

O envolvimento de todos os membros da comunidade escolar como sujeitos do trabalho é de fundamental importância para o sucesso da implantação desse projeto. Com a mobilização e o compromisso de todos, aliados à cobrança que deve ser feita às autoridades competentes, certamente será possível obter êxito dessa proposta.
“(...) Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC e na busca de condições para o seu uso no processo de ensino e de aprendizagem (...)”. (ALMEIDA, 2002).

Outro aspecto fundamental é a formação continuada dos profissionais da educação, para que a continuidade da implantação e aperfeiçoamento das TIC no CEM 111 criem condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem.

“(...) É preciso darmos conta do desafio e da oportunidade que a escola tem diante de si ao fazer com que o computador seja efetivamente utilizado como uma ferramenta de aprendizagem. Para que isso ocorra, o diretor, os coordenadores e orientadores, os professores e os alunos devem viver um processo de mudança, sendo atores desse próprio processo(...)”. (NOVAIS, 2004)

Este é um dos principais nortes desse projeto, o desafio de tornar as TIC, uma ferramenta de trabalho e aprendizagem, de modo a conscientizar a todos, inclusive os alunos, de que esses instrumentos podem favorecer muito na aquisição de novos conhecimentos e não apenas no entretenimento em redes sociais como muitos acreditam.

Considerações finais

Pretende-se ter um ambiente no qual a tecnologia e o conhecimento possam fluir constantemente de modo favorável entre as pessoas que os detêm e a partir de reflexões, que realizem procedimentos já estruturados dentro da escola.
A criação de um ambiente informatizado requer bom senso por parte de todos, há pontos importantes que devem ajudar a decidir a respeito disso: organização das informações mais relevantes, projeto piloto determinado, trabalhar a tecnologia, a organização e a cultura em consonância, não adiar a implantação de estudos relativos a aspectos problemáticos e conquistar o envolvimento de toda a organização.
As trocas de informação e a cultura de colaboração existente devem ser levadas em consideração quanto à criação de ambientes informatizados para a gestão do conhecimento. Não tornar as organizações internas muito competitivas, que pode favorecer um alto grau de isolamento entre funcionários, impossibilitando a criação de um ambiente de troca.

Referências

ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002. Disponível em:
NOVAIS, A.T. As TIC chegaram à escola: como entrar pela porta da frente? PUC-SP, 2004. Disponível em: <http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135>
VIEIRA, A. T. Gestão Escolar e Tecnologias, Formação de Gestores Escolares para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação: Função e papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC, 2004. Disponível em: <http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135>


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